Preconceito é uma merda!

Estava em paz… daquela que não se estranha ninguém!
Não carregava quase nada, então não tinha muito o que perder. Mas, gelei quando aquela figura se aproximou.
Homem de rosto muito preto do sol, rústico e sofrido, de roupas opacas e surradas…
Numa mão uma garrafa, na outra um cigarro, que liberava uma quantidade impressionante de fumaça… fazendo com que eu quase não o visse detrás daquele fumacê… talvez de palha… talvez não…
Era uma figura que dava medo por sua truculência, daqueles medos de criança… do bicho papão… do homem do saco…
Se não fosse quem sou, se não tivesse a firmeza e a vivência que tenho… fugiria assustado. Engraçado como esses medos somem da gente com o decorrer do tempo!rsrs
Chegou atrapalhado, espalhando fumaça e mal hálito… mas num silêncio e uma humildade de dar dó.
Tive a sensação por um instante de ser coisa de outro mundo… uma visão…
Para não me comprometer, do jeito que tava… continuei!
– Bás tarde moço! Disse com sua voz grossa e catarrenta.
Balancei a cabeça, concordando sem deixar transparecer a alma boa que eu tenho. Preferi ser distante, com a melhor cara má que podia… que nem de longe assustaria aquele caboclo… acostumado com a própria… bem mais intensa!!!
Seu olhar avermelhado e remelento e seus dentes estragados, não condiziam com a força de sua voz.
Retirou seu chapéu sofrido de vaqueiro, limpando o suor que lhe escorria pela testa e puxou assunto:
– Tá fazendo o que por estas terras, mizinfi?
– Ai cacete! Pensei arrependido de ter saído com a ingênua intensão de tomar um solzinho no meio daquele fim de mundo. Só queria curtir o meu silêncio na presença de alguém… continuar sendo o bom observador invisível de todas as tardes… mas agora isto era impossível… fui descoberto do meu esconderijo fechado a céu aberto!
Olhei com meu olhar de poucos amigos, daqueles de paulista, que não gosta de intimidade e respondi:
– Ainda nada… só admirando o marzão!!!
– Tá é certo! Respondeu dando um trago na sua garrafa com um dos olhos fechados e o outro sempre ligado em mim.
– Cê tá de passeio? Continuou sua entrevista sem a minha autorização.
– Mas porque esse daí quer saber tanto? Porque comigo, senhor? Pensei inconformado com a atitude intrometida do estranho.
– Tô! Respondi sem muita certeza se deveria.
– Cê é de Sumpaulo?
Se ele soubesse como é difícil responder tanta coisa… ainda mais para uma pessoa que vem de uma cidade desconfiada e judiada como a minha!!! Em São Paulo aprendemos que informação demais é ruim. Como deve ser bom ser de cidade pequena… as conversas, muitas vezes, são apenas conversas.
Olhei na cintura do indesejável entrevistador e vi que ele carregava um facão… Opa!!! Pensei. E mais uma vez, meus sentidos já tão acostumados a serem desconfiados… apitaram, ou melhor, berraram!!!
Ei! Não me julgue, afinal, no meu lugar você poderia ter a mesma reação! É uma somatória fácil de se fazer na minha terra: Homem feio + roupa surrada + bebida + fumaça suspeita + facão = “Perdeu Playboy”!!! Mas podia ser também: Filmes brasileiros com violência exagerada + Cabeça traumatizada de besta que vive em uma cidade violenta + Frazesinha cretina de filmes brasileiros = Um idiota preconceituoso completo, por julgar precipitadamente as intenções de um estranho com a aparência simples!!!
Não! Ele não queria nada de mim… apenas uma prosa rápida enquanto bebia sua água… Não! O cigarro não era mesmo de palha e depois de um dia inteiro de trabalho pesado, ele disse se sentir aliviado, com aquele fumo, de suas muitas dores no corpo… O facão fazia parte de seu instrumento de trabalho, assim como o notebook de qualquer trabalhador da minha cidade… É! Batemos um bom papo aquele dia… o que me deixou bastante feliz, pois ele era uma pessoa simples e tranquila… Sim!!! Preconceito é uma grande merda!!

Deixe um comentário

