Um dia…

… eu estava no ponto de ônibus, quando uma velhinha toda enrugada e mal vestida chegou falando alto, com a perna manca e o sorriso desdentado.
Ela trazia consigo uma garrafa embrulhada num saco de papel pardo. O conteúdo era suspeito, pois a cada trago ela fazia uma careta danada de feia.
A vi chegar em empolgada conversação, enquanto a língua ficava bailando desorientada a brincar naquele sorriso vazio, talvez desesperada procurando algum apoio nas beiças caídas e enrugadas.
Discutia com sua voz rouca assunto sério e profundo, entre um trago e outro, com a convicção dos entendidos. Parava algumas vezes a dissertação para que o acompanhante pudesse ter tempo de retrucar, enquanto eu estava ali parado entre ela e o elemento invisível, sem saber se disfarçava ou entrava no assunto, porque mesmo não o enxergando, pois o interlocutor só era visto por ela mesma, eu podia imaginar a resposta da figura invisível através das atitudes e reclamações da velhinha, em seu diálogo empolgado e íntimo, ou melhor, muito íntimo, pois ela o mandava para muitos lugares ruins quando ele parecia discordar com a opinião dela.
Deduzi que era “ele” e não “ela” a figura invisível, porque algumas vezes a velhinha o chamava de broxa e coisas do tipo, o que me fazia crer que só podia se tratar de um homem.
Creio que em certo ponto da discussão eles ficaram brigados, pois ela o xingou e fez que ia embora sozinha, virando a costas dizendo que não falaria mais se ele não se desculpasse com ela. Nesse momento eu até olhei para o nada com cara de quem procura uma retratação de alguém, mas na seqüência desisti, apenas me achando ridículo. De qualquer maneira, creio que “ele” captou meus pensamentos de trégua e como um bom cavalheiro invisível que ele era, eu acho, creio ter se desculpado, pois um pouco tempo depois ela voltou a conversar com ele novamente, com seu sorriso perdido e a prosa achada… aí, seguiram “juntos” de novo em animada e eterna discussão.

Deixe um comentário

